quarta-feira, 3 de setembro de 2014

BOM ANO - BOAS LEITURAS (2014-2015)

 

 Texto e ilustração: Oliver Jeffers; tradução: Rui Lopes; edição: Orfeu Negro

O Coração e a Garrafa, livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o2º Ano de escolaridadeLeitura autónoma «fala-nos de uma menina fascinada com o mundo à sua volta.Até que um dia algo aconteceu que a fez pegar no seu coração e guardá-lo num sítio seguro. Pelo menos durante algum tempo… Só que, a partir daí, nada parecia fazer sentido. Saberia ela quando e como recuperar o seu coração? Com esta história comovente, Oliver Jeffers explora os temas difíceis do amor e da perda, devolvendo-nos, de maneira notável, um sopro de alento e de vida».


 Texto: Alice Vieira; ilustração: Madalena Matoso (Prémio Nacional de Ilustração 2008); edição: Texto Editores 

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para crianças de 2 a 3 anos, destinado a leitura em voz alta.

Alice Vieira leva-te a conhecer um mundo mágico, em que cada página encerra um enigma e esconde um habitante do reino da bicharada. Depois de leres cada um dos textos, descobre os animais que se escondem nas imagens e delicia-te com as descrições que te ensinam a reconhecê-los. Cada charada abre-te a porta para um mundo cheio de cores e fantasia, sempre com um ou mais animais à espreita.





Voar é cair contra o céu

«Tal como tu cais no chão,
voar é cair contra o céu,
disse-me um pássaro.
Creio que era um gaio.
Mas os corvos dizem a mesma coisa.
Exactamente a mesma coisa.»

in Os Pássaros (os poemas voam mais alto), texto e ilustrações de Afonso Cruz, ed. APCC, 2014




O GATO E A RAINHA SÓ - Carla Maia de Almeida

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Esta é a história de um encontro significativo, capaz de mudar o rumo das personagens e levá-las até lugares inesperados. De como as viagens, no sentido de busca e construção interior, nos conduzem à descoberta do Outro - o duplo, o diferente e o distante. Para crianças a partir dos 8/9 anos, idade em que cresce a curiosidade pelo mundo, e para todas as idades em que esta se prolonga.




NÃO QUERO USAR ÓCULOS - Carla Maia de Almeida, André Letria

Livro Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura1º Ano de EscolaridadeLeitura Autónoma e/ou Leitura com Apoio do Professor ou dos Pais.Ontem fiquei a saber uma coisa. Vou ter de usar óculos. Foi o que a mãe disse. Eu acredito sempre nela, mas desta vez não quero.Não quero nada usar óculos!


AINDA FALTA MUITO? - Carla Maia de Almeida (Distinção do júri - Prémio Nacional de Ilustração 2009) 

Todos os filhos a fazem.
Todos os pais a detestam.
É assim em todas as viagens que fazem juntos.
Os filhos têm muita pressa, porque a vida não espera.
Os pais querem ir devagar, porque o tempo não chega.
Mas uns e outros aprendem a apreciar a jornada.
É assim em todas as viagens que fazem juntos.

 



ONDE MORAM AS CASAS - Carla Maia de Almeida

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

O livro fala dos locais onde vivemos como espelho do que somos, individual ou coletivamente considerados. Se as pessoas moram nas casas, não é menos verdade que as casas moram nas pessoas, e que, longe de ser algo fútil, mundano ou descartável, o que guardamos e o que fazemos das nossas casas é indicativo do caminho que seguimos, enquanto pessoas, no mundo.



A LEBRE DE CHUMBO  Carla Maia de Almeida (PNL - 4º ano, leitura autónoma)

«Era uma vez um país onde não faltava nada. Ali nasceu uma linda princesa de cabelos ruivos, a quem deram o nome de Estrela de Âmbar. Era inteligente e corajosa, mas tinha o péssimo hábito de franzir o nariz sempre que alguma coisa não lhe agradava. Até ao dia em que encontrou uma lebre no seu jardim.»



 Cristina Carvalho - Quatro Cantos do Mundo (Planeta), um livro para leitores adolescentes e adultos, com muitas pistas para explorar...
 


 Livro de Ana Pessoa, Supergigante (Planeta Tangerina) - Edgar, um rapaz de 16 anos, é «um conjunto de erros, um boneco estragado, um relógio de bolso», entre outros inúmeros desejos e contradições.


  Livro de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso, Com o Tempo (Planeta Tangerina)


 Herberto, um picture book escrito e ilustrado por Lara Hawthorne e traduzido por Miguel Gouveia para a editora Bruaá:
«Herberto é uma lesma e para ele a vida não podia correr melhor. A sua ocupação diária: comer montanhas de alface com os seus amigos até a sua barriga ficar cheia e ser hora de dormir. No entanto, um dia, mais um em busca da alface mais saborosa que possa encontrar, Herberto cruza-se com alguns animais muito ocupados nas suas criações. Admirado com as capacidades extraordinárias que demonstram, Herberto elogia estes verdadeiros artesãos, enquanto secretamente deseja criar como eles. Mas não consegue. Pelo menos assim o pensa. As boas notícias serão dadas por uma mariposa.
Este é o primeiro livro de Lara Hawthorne, uma autora que certamente deixará um rastro na nossa memória com esta história sobre a necessidade de criar que levamos dentro de nós. Afinal, todos nascemos artistas. Não é assim, senhor Picasso?»



 Da Gatafunho, numa tradução da grande Jutta Bauer, O Anjo da Guarda do Avô, reflete a arte de convocar a transcendência da vida.


De José Fanha, O dia em que a barriga rebentou, ilustração de Maria João Gromicho: «Pai Bisnau, mãe Bisnuca, filhos Bisnica e Bisneco, constituíam a terrível Família Bisnau que só vivia para almoçar. E lanchar. E jantar. E cear. E comer a todas as horas do dia.Nem usavam talheres! Metiam as mãos, quer dizer, metiam as asas pelo tacho adentro e enchiam a boca de tudo o que» ...

De Margarida Fonseca Santos, Conversa de Elefantes:  

«- Tu ris porquê? - Porque é muito divertido e espanta as coisas más. - Isso é verdade? - Claro! E, quando estamos entre amigos, rimos sempre muito. - E isso é bom? - Claro que é! Às vezes, até nos rimos dos disparates que os outros fazem. - E eles não se zangam?! - Não, acabam por rir também.»

Sem comentários:

Enviar um comentário