sexta-feira, 27 de maio de 2011

PNL – TODOS NO SOFÁ -1.ºB PENACOVA



Leitura do título “Todos no sofá” e diálogo sobre o mesmo;

Elementos paratextuais: capa, contracapa, lombada, titulo, autor, ilustrador, editora;




Registo na folha de trabalho diário;
Apresentação das personagens como motivação para a história, fazendo referência ao seu porte;
Após este trabalho, os alunos fizeram o desenho da capa e escreveram o nome das personagens: porco, gato, coelho, girafa, burro, elefante, pato, rato, vaca e o menino João;
Fez-se depois a apresentação da estória, no quadro interativo, sendo que a leitura foi feita pelas próprias crianças;
Posteriormente, as crianças fizeram o reconto da estória;




Como síntese e para verificar se os alunos estiveram atentos, apresentei uma ficha de trabalho onde os mesmos teriam que ordenar os animais consoante eles foram saindo do sofá. Antes disso, tiveram que pintar, recortar, colar os recortáveis apresentados por mim e fazer a legenda.








Para terminar a aula de uma forma lúdica, apresentei umas imagens das personagens da estória e um cartaz – sofá em cartão – e sugeri às crianças que fizessem novamente o reconto individual da história, de forma a colocarmos os animais no cartaz.
Solicitei então aos alunos que o fossem fazendo partindo do fim para o princípio, ou seja, do último a sair (elefante) para o primeiro (rato), com a intenção de os levar a descobrir a ordem pela qual o fizeram.
Tal não foi difícil, logo algumas das crianças mais atentas e perspicazes chegaram à conclusão de que a “colagem” dos animais foi feita “por ordem decrescente do tamanho dos animais” (palavras das próprias crianças).







Sem comentários:

Enviar um comentário