Actividade foi realizada entre 14 de Janeiro e 25 de Fevereiro de 2011.
•Exploração oral da imagem da capa; Apresentação do livro: noção de capa, contracapa, lombada, autor, ilustrador e editora;
•Referência ao símbolo do “Ler+”;
. Leitura e exploração oral de alguns poemas (por exemplo: “Águia”): características físicas, sua alimentação, seu habitat…
•Relembrar dos conhecimentos transmitidos na aula anterior relativamente às diferentes partes que formam um livro, bem como das poesias já apresentadas;
•Apresentação e leitura de outras poesias: “Elefante”, “Impala”, “Leopardo” e “Macaco”;
•Exploração das mesmas.
•Através das imagens dos animais já estudados, as crianças iam fazendo referência aos conhecimentos adquiridos anteriormente;
•Pesquisa, na Internet, do “Nandu”, animal (nome) que até então não era conhecido pelos alunos. De salientar que logo se fez a ligação à avestruz;
•Ilustração de imagens alusivas aos poemas trabalhados: “Burro”, “Girafa” (neste caso fizemos referência à leitura dos grupos ge/gi) , “Nandu” e “Ornitorrinco”.
•Reconto oral das poesias anteriores através da observação das imagens dos animais;
•Ilustração dos poemas apresentados: “Jacaré”, “Polvo”, “Rinoceronte” e “Serpente”;
•Apresentação dos poemas: “Foca”, “Hiena”, “Tubarão” e “Urubu” (relativamente a este último, os alunos ficaram muito admirados com a nome, mas após a sua visualização tudo se alterou);
•Para que o trabalho não se tornasse repetitivo, hoje solicitei aos alunos que fossem os próprios a desenhar e ilustrar os animais estudados.
•O último grupo de poemas incluía o Quivi, entre outros. Como tal decide apelar à imaginação dos alunos e li o poema sem apresentar a imagem. Assim sendo, debruçamo-nos sobre as características do animal e colocámos mão à obra, cada aluno desenhou aquilo que compreendeu
que era um Quivi:
•Só posteriormente é que apresentei o diapositivo com o poema e a respectiva ave;
•Para finalizar a apresentação do livro, estudámos ainda os poemas “Veado”, “Xarroco” e “Zebra;
•Para finalizar a aula, fizemos um trabalho de Expressão Plástica que consistiu em recortar as letras do alfabeto e as imagens que começavam pela respetiva letra. Esses recortes foram depois colados num cartaz por ordem alfabética. Para tal, os alunos tinham que estar muito atentos para saberem qual a letra que vinha sempre a seguir.
•No final, as imagens que os alunos foram ilustrando foram afixadas por ordem alfabética, sendo que cada aluno tinha que saber qual era a sua vez.
•Troca de impressões sobre os conhecimentos transmitidos ao longo das aulas anteriores.
•Auto-avaliação, oral, sobre o trabalho realizado ao longo das semanas anteriores. Na minha opinião, penso que as crianças adquiriram bastantes noções e que gostaram da obra, pois tinha rimas divertidas que lhes deram a conhecer muitos animais provenientes dos mais diversos meios, entrando no mundo animal duma forma didática; também as ilustrações contribuíram para a descoberta do texto;
•Como estamos na época do Carnaval, decide concluir o estudo desta obra duma forma lúdica: realização de máscaras de Carnaval, cada uma referente a animais cujo nome começava pelas diferentes letras do alfabeto:
Exposição das máscaras no hall de entrada da sala de aula.
Sem comentários:
Enviar um comentário