Este BLOG, dinamizado por Anabela Figueiredo, é um espaço de partilha de atividades / projetos, com incursões na divulgação da Literatura / Ilustração Infanto juvenil.
terça-feira, 29 de março de 2011
História trabalhada pelo 1.º B - EB1 de Penacova
Comecei por apresentar o livro e as próprias crianças fizeram a leitura do título; Dialogámos sobre o mesmo e tentámos dar uma resposta à pergunta feita pelo autor do livro; Fizemos referência aos elementos paratextuais: capa, contracapa, lombada, título, autor, ilustrador e editora; Dado que na capa aparece uma zebra, apresentei as outras personagens como motivação para a história. Como as personagens são diferentes animais, dialogámos sobre o seu tipo de alimentação e, posteriormente, os alunos realizaram uma ficha onde colocaram o alimento preferido dos respetivos animais, numa tabela de duas entradas. Após este trabalho, pedi aos alunos que também eles imaginassem o sabor da Lua e que o registassem numa outra ficha de trabalho, através de uma ilustração e uma frase. Depois de cada um dialogar sobre o seu trabalho, li a história em voz alta; Os alunos fizeram o reconto oral da história ao mesmo tempo que iam construindo um cartaz, onde se fazia o resumo da mesma e colaram o nome das personagens, depois de fazerem a sua leitura. Analisando a história, as crianças concluíram que os animais, apesar de diferentes (principalmente no porte) e “com grande esforço”, foram todos amigos, ajudando-se para alcançar a Lua e lhe tomar o sabor; Apresentei então uma tabela com as personagens e os alunos tiveram que as ordenar segundo o seu aparecimento na história. No final, os alunos realizaram uma ficha de trabalho, na qual rodearam as vogais e fizeram a divisão silábica dos nomes das personagens. Na folha de trabalho diário, os alunos registaram o nome da obra, do autor, do ilustrador, da editora e do símbolo do PNL e desenharam a imagem representada no cartaz. No dia seguinte, as crianças, conforme solicitadas, fizeram o reconto oral da história, desenharam e pinturam a personagem preferida. Pegando na ficha anterior, trabalhámos a área da Matemática através da elaboração de um gráfico de barras, onde as crianças se aperceberam qual o animal que se repetiu mais vezes na escolha dos alunos da turma, sendo este o leão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário