quarta-feira, 13 de novembro de 2013

"ESTE LIVRO ESTÁ A CHAMAR-TE (não ouves?)


Este Livro Está a Chamar-te – Não Ouves?
É difícil resistir a abrir este livro. Depois de o abrir, o leitor é solicitado a cumprir o que lhe é pedido: “encosta aqui o ouvido”, “põe aqui uma mão”, “e aqui a outra”, numa convocação de todos os seus sentidos.
Para contar esta história, vamos precisar dos teus dedos, dos teus olhos, dos teus ouvidos… e talvez do teu nariz… Preparado? Se sim, tamborila com os teus dedos para imitares o rufar de um tambor: a aventura vai começar!” E começa com uma entrada na floresta, a que o leitor se deve dirigir caminhando com os dedos. Após seguir várias pistas e ir desempenhando tarefas (ouvir, cheirar, saltar, espreitar, etc.), há-de encontrar a voz que o chama: uma minhoca. Só depois de conquistada a sua confiança, o leitor poderá transformar as mãos numa maçã redonda e protegê-la dos perigos que há cá fora.
Um livro interactivo, tanto quanto pode ser o suporte papel e a imaginação de quem conta/sugere e de quem lê/executa. Diz-se na contracapa, “avança devagar e sem perder a paciência: os grandes amigos não se fazem a correr”.Este Livro Está a Chamar-te integra a Colecção de Cantos Redondos: “Livros interactivos e digitais? Nem mais.” Histórias e imagens que nos chamam. Não ouvem?"
Este Livro Está a Chamar-te – Não Ouves?Texto: Isabel Minhós Martins
Ilustração: Madalena Matoso
Edição: Planeta Tangerina
40 págs., 13,50€
(Texto divulgado na edição do Público de 9 de Novembro de 2013, na página Crianças.)

Sem comentários:

Enviar um comentário