sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

DIA da NÃO-VIOLÊNCIA ESCOLAR







Na próxima segunda-feira, dia 31, assinalando o «Dia da Não-Violência Escolar«, os alunos do Agrupamento de Escolas de Penacova vão escrever uma frase alusiva à PAZ, em cada uma das muitas pombas distribuídas pelas salas da escola sede, Jardins e Escolas do 1.ºCEB.




Esta iniciativa insere-se na comemoração do «Dia Internacional da Não Violência» ,a 30 de Janeiro de cada ano, data que assinala a morte de Mahatma Gandhi, em 1948. A comemoração desta data específica, a partir do ano de 1964, teve como objectivo chamar a atenção para a necessidade de uma educação permanente pela Não-Violência, procurando sensibilizar para a PAZ, TOLERÂNCIA, SOLIDARIEDADE e RESPEITO pelos DIREITOS HUMANOS.



Gandhi e o Dia da Não-Violência (30 de Janeiro)

Mahatma Gandhi nasceu na Índia em 1869 e é considerado um dos principais expoentes do pacifismo e da luta não-violenta pelo respeito e realização dos direitos humanos e da justiça. Depois de ter estudado Direito na Inglaterra foi trabalhar para a África do Sul como advogado. Foi neste país que começaram as suas primeiras acções de protesto pacífico contra o sistema instituído baseadas na resistência pacífica e na não-cooperação com as autoridades. Ao fim de 20anos de luta, e depois de ter conseguido algumas melhorias para a comunidade indiana sedeada na África do Sul, decide ir viver para o seu país de origem - a Índia - e lutar pela sua independência face à Inglaterra, a potência colonizadora. Depois de muitas lutas e outras tantas detenções a Índia conquistou, ao fim de 40 sofridos anos e intemeratas lutas, a independência em 1947.

Sem comentários:

Enviar um comentário