Open publication - Free publishing
Este BLOG, dinamizado por Anabela Figueiredo, é um espaço de partilha de atividades / projetos, com incursões na divulgação da Literatura / Ilustração Infanto juvenil.
sábado, 18 de junho de 2011
segunda-feira, 13 de junho de 2011
terça-feira, 7 de junho de 2011
quarta-feira, 1 de junho de 2011
DIA DA CRIANÇA
DIA DA CRIANÇA
O primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950. Após a 2ª Guerra
Mundial, em 1945, os países da Europa, Oriente Médio e China,
entraram em crise.
As populações destes países viviam muito mal, em especial as crianças.
Os adultos estavam preocupados em retornar a sua vida cotidiana
normal, relegando a educação a último plano.
Muitos ficaram órfãos, e muitos que tinham ainda seus pais vivos
tiveram de ir trabalhar pesado para contribuir para o sustento da
família.
Foi quando em 1946, a ONU (Organização das Nações Unidas),
começou a tentar mudar esta situação, deu-se então o surgimento
da UNICEF que é conhecida mundialmente pelo que faz pelas
crianças em todo o mundo!

Apesar de todos os esforços na altura, ainda era difícil fazer com
que o mundo olhasse para os direitos das crianças, então em 1950
a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propos a
ONU que fosse criado um dia dedicado as crianças em todo o mundo.
Este dia foi comemorado pela primeira vez em 1 de Junho de 1950.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
PNL – TODOS NO SOFÁ -1.ºB PENACOVA

Leitura do título “Todos no sofá” e diálogo sobre o mesmo;
Elementos paratextuais: capa, contracapa, lombada, titulo, autor, ilustrador, editora;

Registo na folha de trabalho diário;
Apresentação das personagens como motivação para a história, fazendo referência ao seu porte;
Após este trabalho, os alunos fizeram o desenho da capa e escreveram o nome das personagens: porco, gato, coelho, girafa, burro, elefante, pato, rato, vaca e o menino João;
Fez-se depois a apresentação da estória, no quadro interativo, sendo que a leitura foi feita pelas próprias crianças;
Posteriormente, as crianças fizeram o reconto da estória;

Como síntese e para verificar se os alunos estiveram atentos, apresentei uma ficha de trabalho onde os mesmos teriam que ordenar os animais consoante eles foram saindo do sofá. Antes disso, tiveram que pintar, recortar, colar os recortáveis apresentados por mim e fazer a legenda.



Para terminar a aula de uma forma lúdica, apresentei umas imagens das personagens da estória e um cartaz – sofá em cartão – e sugeri às crianças que fizessem novamente o reconto individual da história, de forma a colocarmos os animais no cartaz.
Solicitei então aos alunos que o fossem fazendo partindo do fim para o princípio, ou seja, do último a sair (elefante) para o primeiro (rato), com a intenção de os levar a descobrir a ordem pela qual o fizeram.
Tal não foi difícil, logo algumas das crianças mais atentas e perspicazes chegaram à conclusão de que a “colagem” dos animais foi feita “por ordem decrescente do tamanho dos animais” (palavras das próprias crianças).


Subscrever:
Mensagens (Atom)
























