O Programa O Mundo na Escola, do Ministério da Educação e Ciência, está a levar a cabo um programa de itinerância de uma versão adaptada desta exposição, em colaboração com o Pavilhão do Conhecimento. A adaptação foi realizada sob a orientação científica dos físicos Pedro Brogueira e Filipe Mendes professores do Instituto Superior Técnico (IST), criando uma versão mais reduzida, “A Física no dia-a-dia, na escola”, especialmente concebida para ser exibida dentro das escolas.
O objetivo da itinerância é possibilitar a visita à exposição do maior número de alunos possível, cobrindo grande parte do país e incidindo especialmente nas regiões com menor oferta científica. Está prevista a itinerância da exposição em 28 escolas de Portugal Continental até Maio de 2013. A permanência da exposição em cada local de acolhimento será de 2 semanas.
A Física no dia-a-dia é uma exposição produzida pelo Pavilhão do Conhecimento, baseada na obra “A Física no dia-a-dia”, de Rómulo de Carvalho. Esta versão, inaugurada em Novembro de 2011, esteve patente ao público até Setembro de 2012, onde recebeu milhares de visitantes, iniciando agora uma itinerância internacional.
Surpreendente pela sua simplicidade, a exposição está organizada por divisões de uma casa – quarto, sala, escritório, cozinha e jardim. Utilizando objetos do quotidiano, explicam-se vários princípios básicos da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia. As atividades oferecidas utilizam materiais simples, como clipes e pregos, espelhos e relógios, chaleiras e balanças de cozinha, etc.
A primeira escola a receber a itinerância é a Escola Básica 2,3 Rainha Santa Isabel – Carreira – Leiria, e será a única escola que terá esta exposição na Região.
In http://www.drec.min-edu.pt/conteudo.aspx?do4=BguuDsohdqA=
Damos aqui mostra de uma itinerância desta exposição noutra escola.
Sem comentários:
Enviar um comentário